Chapada dos Guimarães: a localização já diz tudo!
Localizada no estado do Mato Grosso, e a 62 km da capital Cuiabá, a Chapada oferece um deleite para os turistas. De beleza ímpar, paredões rochosos, cachoeiras e cavernas de arenito, é impossível não suspirar com tanta beleza.A cidade é pacata, o que contribui ainda mais para o merecido descanso e seus passeios devem, obrigatoriamente, ser acompanhados por guia. Isso colabora para a segurança do turista e para a preservação ambiental.
Alguns roteiros são clássicos por lá, como por exemplo, o mirante da Cachoeira Véu da Noiva que é o cartão-postal da região. Estamos falando de uma queda de 86 metros, caudalosa, que escorre por um paredão de granito e forma um enorme poço. Tudo isso com araras que passeiam pelo local. Lindo demais.
Outra possibilidade para os mais aventureiros é o Circuito das Cachoeiras. Ele é feito a pé e passa por 5 pequenas quedas d’água com poços. É possível se banhar e tomar sol nas areias. Uma delícia, não?
Falando nisso, a temperatura média do mês de janeiro, o mês mais quente do ano, é de 23.3 °C e a de junho é 19.7 °C, o mês mais gelado.
Uma vez na Chapada, visitar as cavernas é obrigatório. Saindo do parque, vale conhecer as Cavernas Aroe Jari. O local conta com a maior soma de cavernas da região e essa, especificamente, fica no circuito da Fazenda Água Fria.
A Aroe Jari é a maior gruta de arenito do país. São 1550 metros de extensão com uma lagoa azul cristalina (proibida para banho). Algumas quedas d’água por perto permitem mergulhos e todas elas são privilegiadas por uma inesquecível vista.
Como chegar na Chapada
De avião, é preciso pousar no aeroporto de Cuiabá, que fica a 62 km da cidade. Logo, é possível alugar carro, pegar taxi, ou ônibus para chegar ao hotel.De carro, o acesso se dá pela MT-251 e de ônibus é preciso chegar das principais rodoviárias em Cuiabá. De lá, a viação Rubi e a Expresso Chapadense fazem a linha Cuiabá x Chapada dos Guimarães.