DICAS DE PARATY: O QUE SABER ANTES DE IR
COMO CHEGAR EM PARATY
Paraty (RJ) está localizada a cerca de 250 km do Rio de Janeiro e 270 km de São Paulo. Dá para chegar na cidade de carro tanto partindo da capital paulista como da capital fluminense geralmente utilizando a rodovia Rio-Santos.
Pra quem quiser ir de ônibus, do Rio a Paraty são vários horários durante todo o dia pela empresa Costa Verde: 4h, 7h, 9h, 11h, 12h, 14h, 16h, 18h e 21h. O trajeto dura cerca de 4h30.
Já de São Paulo a Paraty a empresa que opera é a Reunidas Paulista. A viagem dura cerca de 6h . Os horários dos ônibus são 8h, 10h, 12h15, 16h e 22h. É bom checar antes no site da empresa se não houve alteração.
QUAL A MELHOR ÉPOCA PRA IR PRA PARATY
O verão costuma ser quente e chuvoso, já o inverno é mais seco e tem alguns dias de frio. O período com mais pancadas de chuva é de dezembro a março. Já o mais seco, vai de maio a outubro. A gente foi no começo de maio e pegou dias bonitos e mar com temperatura agradável.
A alta temporada vai de dezembro ao carnaval (período com mais pancadas de chuva) e também durante as férias de julho. De de maio a outubro (exceto julho) é a época mais tranquila e com os hotéis mais em conta. Lembrando também que em feriados a cidade costuma ficar cheia, assim como quando há grandes eventos como a FLIP (Feira Literária de Paraty), que acontece geralmente em junho, e o Bourbon Festival, em maio.
ONDE É O MELHOR LOCAL PARA SE HOSPEDAR EM PARATY
Essa é uma das dicas de Paraty que é muito importante para quem quer viajar pra cidade. A melhor região para se hospedar é no centro histórico ou perto dele. Isso porque com certeza você irá passar várias pelo centro durante o dia e também à noite, já que os principais restaurantes da cidade estão localizados lá. Então, vale a pena sim ficar nesta região pela comodidade principalmente à noite.
A gente ficou no Carpe Diem Hotel Boutique, que é super bem localizado (do lado do centro), charmoso, tem piscina e um café da manhã bem gostoso. O hotel fica num antigo casarão de Paraty. Muito agradável.
É UMA VIAGEM CARA?
Na alta temporada, os preços dos hotéis e dos restaurantes costumam ser mais altos, assim como dos passeios. De toda forma, dá para fazer algumas coisas sem gastar tanto, como andar pelo centro histórico.
Centro histórico de Paraty
Na baixa temporada, além de hospedagem mais em conta, os restaurantes também dão descontos nos pratos (alguns chegam a cobrar até 50% a menos), além da cidade estar muito mais agradável para passear.
TEM PRAIAS BONITAS NA CIDADE?
Entre as dicas de Paraty, essa não poderia faltar. Perto do centro histórico, não há praias muito bonitas. A Praia do Pontal, que não é própria pra banho, tem uns quiosques para beber alguma coisa.
Praia do Pontal
Já a Praia do Jabaquara fica um pouco mais longe, mas dá pra ir andando a partir do centro histórico. Lá dá para entrar no mar e praticar esportes, além de aproveitar o dia num bar com pé na areia. Claro que não é a praia mais linda de Paraty, mas dá para curtir sem ter que ir tão longe.
TEM MUITOS PASSEIOS?
Paraty tem muitos tipos de passeios. O ideal é ir em alguma agência na cidade para saber quais tours estão disponíveis e escolher os que mais combinam com você. São diversos passeios de barco, de escuna, de lancha e de bicicleta, além de tours por cachoeiras, alambiques e pelo centro histórico.
Os passeios de escuna duram 5h e têm, em média, quatro paradas (duas praias e duas ilhas), cada uma delas com cerca de 30 minutos de duração. Entre as principais paradas estão a Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha, Praia da Conceição, Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida e Praia Vermelha.
Saco do Mamanguá (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Outra opção é fazer um tour com lancha privativa. Nós fizemos com a Palombeta. Foi uma experiência incrível porque conseguimos conhecer vários lugares lindos da Baía de Paraty e podemos ficar o tempo que desejamos em cada um deles. A gente passou pela Ilha da Bixiga, Praia do Jurumirim, Ilha do Mantimento, Praia Vermelha, Ilha da Pescaria, Ilha dos Cocos, Saco do Mamanguá, Praia do Cruzeiro, Saco do Mamanguá e Ilha Comprida. Tudo vai de acordo também com as condições do clima no dia.
Ilha da Pescaria
Ilha dos Cocos
Pra quem gosta de cachoeiras, muitas agências oferecem um jeep tour com destino ao Parque Nacional da Serra da Bocaína. Os tours passam por cachoeiras como a da Pedra Branca, do Tobogã e Poço do Tarzan. Ainda há uma parada pelo Alambique Pedra Branca e Engenho D’Ouro.
Além disso, vale a pena reservar um dia para ir a Trindade. Não precisa de agência, dá pra ir pra lá de ônibus comum que sai da rodoviária e é baratinho. A viagem dura menos de 1h. Lá, dá para conhecer a Praia do Meio, a Praia do Caixa D’Aço (ou Caxadaço), as piscinas naturais (que estavam absurdamente lotadas) e a Praia do Cepilho. A Praia do Sono também é muito famosa, mas não conhecemos.
Trindade
Esses são apenas alguns dos passeios e tours disponíveis em Paraty. Tem até aulas de culinária e teatro de bonecos. Aliás, não esqueça de reservar um tempinho para aproveitar o centro histórico
QUANTOS DIAS É O IDEAL PARA CONHECER PARATY?
O ideal é ficar pelo menos 3 ou 4 dias inteiros em Paraty para conseguir conhecer o centro histórico com calma, fazer um passeio pelas praias mais distantes, o que vai ocupar um dia todo, além de reservar um tempo para as cachoeiras. Vale a pena também reservar um dia para ir até Trindade, que fica a cerca de 1h de Paraty.
DÁ PARA IR COM CRIANÇAS?
Dá para ir com crianças, mas lembre-se destes detalhes: se a criança for muito pequena e precisar de carrinho, não é nada fácil andar pelas pedras do centro histórico. Além disso, não esqueça que para chegar às principais praias é preciso fazer passeios de barco.
0 comentários:
Postar um comentário