Listamos os melhores destinos para quem quer passar a época de Natal em um cenário pintado pelo branco da neve e pelo colorido das luzes. Olha!
1. Nova York – Estados Unidos
O Natal em Nova York é celebrado no Rockefeller Center, onde uma enorme árvore é montada todos os anos. Iluminada sempre um dia depois do dia de Ação de Graças, o momento em que as luzes se acendem é registrado por canais de TV e transmitido em todo o país.
Depois disso, a árvore fica ali, lembrando a todos que em poucos dias é chegado o grande dia. Durante este período, moradores e viajantes se unem para patinar no gelo, tanto de dia quanto à noite – os ingressos variam de acordo com o horário.
2. Zurique – Suíça
Zurique é a maior cidade da Suíça e é ali também que acontece a principal festa de Natal do país. Ao longo do mês de dezembro, a cidade fica toda iluminada, recebendo ainda os famosos mercados de Natal.
Nestas feiras, tudo é natalino. São vendidos artigos decorativos, pisca-pisca, lâmpadas especiais, biscoitos, tortas e bolos que deixam os dias por lá ainda mais deliciosos. Além disso, dentro da estação central, fica uma árvore com 15 metros de altura, decorada com nada mais nada menos que 6 mil pedras de cristal Swarovski, responsável pelo toque final no glamour que toma conta de todo o destino.
3. Milão – Itália
Embora seja necessário contar com a sorte para ver neve no Natal em Milão, vale a pena passar a data na cidade. A parceria entre prefeitura e as grifes mais famosas que têm sede na Capital da Moda faz com que o Natal de Milão seja um dos mais mágicos de toda a Europa. Todos os anos, uma árvore é montada na Praça Duomo e suas luzes são acesas apenas no dia do Santo Ambrósio (07/12), padroeiro da cidade.
Em outras praças, o mesmo é feito, assim como vitrines e fachadas de outros prédios recebem decoração especial. Para quem viaja com crianças, a dica é visitar o Villagio delle Meraviglie, montado nos Jardins Públicos de Porta Venezia. Ali, acontecem espetáculos para o público infantil, tem uma pista de patinação no gelo e uma feirinha típica de Natal.
4. Paris – França
Durante o inverno, a Cidade Luz fica branca de dia e ainda mais colorida à noite. As luzes de Natal se espalham por todos os lados, fascinando os visitantes que sentem o clima natalino por onde quer que se ande em Paris.
A principal tradição entre os parisienses é acompanhar concertos em uma das óperas da cidade, tanto na véspera quanto no dia de Natal. Depois, o dia é encerrado (em grande estilo!) com um jantar em um dos restaurantes da cidade. Nos dias que antecedem 24 de dezembro, o viajante pode passear entre os diversos mercados de Natal: seja ao pé da Torre Eiffel, seja ao longo da Champs Elysées.
5. Lapônia – Finlândia
Na Finlândia, a Lapônia tem dois apelidos. Um é “Terra do Papai Noel” e outro e é “Fim do Mundo”. Isso porque a cidade está localizada em uma região remota do país e abriga a autêntica casa do Papai Noel, que recebe, todos os anos, milhares e milhares de cartas vindas de todos os lugares do mundo.
Ao visitar a cidade, é possível conhecer a Santa Claus Village. Lá, museu e o correio são abertos ao público, sem que seja necessário pagar algo por isso. Para participar dos passeios de rena e em outras atividades na neve, é preciso pagar um valor à parte.
6. Londres – Inglaterra
Viaje para Londres em dezembro, época perfeita para ver a cidade esbanjando magia, em cada metro quadrado de seu território. Mais que luzes de Natal, pistas de patinação no gelo e outros elementos decorativos, a capital inglesa vai além, promovendo uma série de eventos que podem manter animados e quentinhos os dias de qualquer visitante.
Nos teatros, ruas e óperas, acontecem espetáculos fascinantes, responsáveis por encantar tanto adultos quanto crianças. Com tudo isso, o clima natalino em Londres é envolvente e convidativo para caminhadas noturnas, mesmo que seja necessário encarar temperaturas negativas.
7. Viena – Áustria
Além de ser palco para um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa, Viena tem uma programação toda especial para esta época do ano.
Um detalhe que chama atenção são as atividades para crianças, que podem confeccionar seus próprios presentes em oficinas de artesanato oferecidas na sede da prefeitura ou ainda aprender a preparar doces e cookies em uma confeitaria. Isso sem falar na visita à casa do Papai Noel, na decoração com luzes e vela e, claro, na neve que cria o cenário perfeito para comemorar a data.
8. Washington – Estados Unidos
Washington é um destino surpreendente para o Natal. A árvore natalina da Casa Branca é iluminada tradicionalmente no primeiro dia de dezembro e é o principal cartão postal festivo da cidade, ao lado da árvore de 24 metros de altura, montada em frente ao Capitólio.
Para marcar a data, o Zoológico Nacional promove show de luzes, o Downtown Holiday Market, que lembra os mercados de Natal europeus, vende diferentes produtos, incluindo artigos decorativos, comidas e bebidas para espantar o frio, e parques como o Six Flags America preparam uma programação especial para a época do ano.
9. Berlim – Alemanha
Foi na Alemanha que surgiram as típicas feiras de Natal e nas grandes cidades, como Berlim, há vários endereços para fazer compras, provar delícias especiais para a data e sentir todo o clima natalino.
Como os alemães comemoram a véspera em casa, com a família, vale a pena lembrar que muitos lugares fecham mais cedo no dia. O que não significa, porém, que não há o que fazer na cidade. Há várias alternativas: os mercados de Natal, os concertos em casas de ópera, ceia nos restaurantes (faça sua reserva com antecedência) e, para os mais religiosos, missas na catedral da cidade.
10. Montreal – Canadá
O inverno canadense é rigoroso, com temperaturas abaixo do zero desde novembro. Mas não deixe o frio te assustar.
Em Montreal, por exemplo, as ruas são decoradas, há pistas de patinação no gelo espalhadas por toda a cidade, concertos e feiras natalinas.
0 comentários:
Postar um comentário