Turismo
O mapa da República Tcheca é dividido em 14 regiões, sendo uma delas a capital Praga, inserida na região da Boêmia Central.
Em todas elas, os turistas vão encontrar bons atrativos turísticos que representam bem o país. E pensando em facilitar o planejamento do roteiro da sua viagem, nós apresentamos as principais regiões e cidades que compõem o mapa do turismo pelo país.
Praga
Embora o turismo ao país ainda seja crescente, Praga, República Tcheca, é uma das queridinhas dos viajantes quando se pensam em capitais européias como destino.
A combinação da arquitetura local com a história, as tradições e a cultura tcheca é impressionante, e desperta a curiosidade de gente do mundo todo.
Há tanto o que fazer em Praga que a capital tcheca merece ao menos três dias no roteiro.
O ponto de partida é a Cidade Antiga, um dos maiores centros históricos entre as capitais europeias. Na praça, estão a Igreja de São Nicolau e a Torre do Relógio Astronômico.
Não deixe de passar pela Ponte Carlos, sobre o Rio Moldava, para chegar ao Castelo de Praga e à Catedral de São Vito.
Karlovarský
A região de Karlovarský está na fronteira tcheca com a Alemanha, e é conhecida por seus mananciais de águas termais.
Somente na capital Karlovy Vary, são 12 fontes que abastecem hotéis e spas de luxo que atraem os turistas pela água quente, diz-se, com propriedades curativas.
Fora isso, a cidade é bastante elegante, com casarões construídos em arquitetura neo-clássica. Passando por lá em julho, você poderá aproveitar o Festival Internacional de Cinema, o principal do país.
Outra atração famosa da região é o castelo da cidade de Bečov nad Teplou, onde está o relicário de São Mauro, considerado o tesouro mais valioso da República Tcheca.
Plzeňský
Plzeň é a quarta maior cidade tcheca e a mais famosa da região de Plzeňský. Se ao pronunciar o nome, um tipo de cerveja vir à sua memória, não será mera coincidência.
Foi lá que surgiu, em 1842, a pilsen, uma das cervejas mais consumidas pelos brasileiros.
Além de visitar várias cervejarias, a principal delas a Pilsner Urquell, você poderá degustar os sabores da bebida tcheca. E sabia que lá a “gelada” é muito barata, mais do que a água? Só beba com moderação!
Entre as atrações, conheça também a Catedral de São Bartolomeu e o Museu da Cerveja.
Královéhradecký
Conhecida pelas atividades ao ar livre, a região de Královéhradecký, ou Boêmia Oriental, tem como principal cidade Hradec Králové.
O lugar é um importante centro acadêmico da República Tcheca, mas ainda é pouco explorado por turistas que vão ao país.
A cerca de 42 km está a cidade de Potštejn, onde os visitantes podem conhecer as ruínas do Castelo de Potštejn, uma das atrações naturais mais belas da região.
Jihomoravský
Jihomoravský é a região que faz divisa com a Áustria e a Eslováquia, e é conhecida como Morávia do Sul.
Nela, está uma das cidades mais importantes do país, Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca.
Museus, monumentos e edifícios de diferentes estilos arquitetônicos se espalham por seu grande centro histórico. Entre as atrações imperdíveis de Brno estão a Catedral de São Pedro e São Paulo e o complexo formado pelo castelo e a fortaleza de Spilberk.
Países vizinhos à República Tcheca
É possível combinar um roteiro viajando pela Europa passando por países vizinhos da República Tcheca. O mapa aponta destinos bem próximo e interessantes para todo turista.
Por isso, vamos destacar algumas possibilidades, cidades e pontos turísticos para aproveitar ainda mais a viagem pelo país do Leste Europeu.
Alemanha
A Alemanha faz fronteira com boa parte do território tcheco e costuma ser um dos destinos indispensáveis dos turistas que viajam para esta região da Europa.
Berlim e Praga estão relativamente próximas, tanto que é possível viajar de ônibus ou trem entre as duas capitais em um percurso de aproximadamente 5 horas.
Se essa for a opção, o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim e o Memorial do Holocausto estão entre os principais pontos de turismo em Berlim.
Munique, Nuremberg e Dresden são outras opções interessantes de destino na Alemanha.
Áustria
Vizinha ao sul da República Tcheca, a Áustria possui lindas paisagens naturais e cidades encantadoras para se visitar.
O deslocamento entre os dois países também é simples, rápido e econômico, já que a conexão ferroviária e rodoviária são de qualidade.
Não sabe o que fazer na Áustria? Explore a história e a cultura de Viena, o cenário de Innsbruck, aos pés dos Alpes, e aprecie a arte de Salzburg, a terra de Mozart.
Eslováquia
Destino ainda pouco explorado por brasileiros, a Eslováquia possui castelos, ruínas e paisagens naturais dignas de encantar qualquer turista.
E o melhor, ela também está pertinho da República Tcheca. Ou seja, é uma ótima oportunidade para admirar a beleza da capital Bratislava ou percorrer as trilhas naturais pelas Montanhas Tatra.