O que você sabe sobre a República Tcheca? Mapa apresenta uma nação pequena, logo, não é de se estranhar que apenas a capital Praga desponte como atração turística.
Só que cada vez mais o país vem crescendo como destino do turismo na Europa, e quem inclui as cidades do interior no roteiro pode se surpreender.
Muitas delas preservam o estilo medieval. Sem sofrer as profundas consequências da Segunda Guerra, como a vizinha Polônia, elas mantêm a arquitetura original de edifícios e monumentos, sendo um grande atrativo para quem está de passagem.
Para mostrar o que a República Tcheca tem de mais interessante, fizemos este guia com dicas importantes e os destinos que merecem a atenção dos turistas. Confira no post!
Onde fica e o que conhecer
Não se deixe enganar quando olhar o mapa da República Tcheca: embora o país seja pequeno, ele abriga atrações e cidades muito interessantes de se conhecer. Justamente por isso, o fluxo de turistas por lá aumenta gradativamente.
Ao pensar em roteiros pelo Leste Europeu, ou combinando com uma viagem à Alemanha e seus principais destinos, os viajantes incluem cada vez mais a região no itinerário, principalmente a bela e vibrante capital Praga.
Um outro motivo é que a República Tcheca é um país barato para se visitar, o que agrada bastante qualquer viajante.
Mas não se atenha somente à Praga, com seu famoso Castelo de Praga, torres e o vasto centro histórico. Explore Brno, a segunda maior cidade tcheca — ou se é um fã de cerveja, não deixe de conhecer Plzeň, a terra da famosa cerveja Pilsen.
Antes de você seguir a leitura para conhecer mais sobre a Chéquia, nós garantimos: você vai se encantar com os destinos ainda pouco populares do território tcheco.
Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais!
Localização
Ainda não sabe onde está a República Tcheca? O mapa mostra um país localizado na região central da Europa, mas junto de outras nações popularizadas como parte do leste europeu.
Sua extensão é de “apenas” 78.866 km², e o país está entre os mais desenvolvidos do mundo.
República Tcheca faz fronteira com alguns importantes destinos turísticos da Europa, sendo o principal deles a Alemanha, além de Polônia, Eslováquia e Áustria.
Qual é a capital?
Praga, República Tcheca, é a capital e principal centro econômico, industrial e cultural de todo o país. Ela está localizada na região da Boêmia Central, estando próxima à Alemanha.
A cidade de Praga é o maior município do país, com população estimada em mais de 1,3 milhão de habitantes.
Ela também é reconhecida como um dos destinos mais encantadores de toda a Europa — por alguns, apontada até mesmo entre as mais belas do mundo.
Documentos para entrar na República Tcheca
Se você vai viajar pela República Tcheca, é bom ter atenção aos documentos necessários para conseguir entrar no país, como deve ser feito em qualquer lugar do mundo.
Turistas brasileiros que vão permanecer por até 90 dias por lá não precisam do visto de entrada. Sendo assim, o documento mais importante a ter em mãos é o passaporte, com validade superior a três meses, pelo menos.
É interessante também ter as passagens de volta para o Brasil e comprovar condições financeiras de visitar o país (10 mil coroas tchecas).
Seguro viagem é obrigatório?
Quer dizer então que o seguro viagem não é obrigatório no país? Não é bem assim, muito pelo contrário: ele é tão importante que deixamos um tópico especial para falar sobre.
A República Tcheca é um dos países que assinaram o Tratado de Schengen, que permite a livre-circulação entre as nações signatárias.
Porém, uma das exigências é a contratação do seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas.
Resumindo, portanto, o seguro viagem é obrigatório para os turistas que vão conhecer as cidades da República Tcheca.
Curiosidades do país
Antes de conhecer qualquer destino, é interessante saber sobre informações e curiosidades de cada lugar. Por exemplo, você sabe qual a língua que se fala na República Tcheca?
O dialeto oficial é o tcheco, língua de origem eslava, mas o inglês também é bem falado, o que facilita para muitos turistas.
Já a moeda oficial do país é a coroa tcheca (CZK). Embora faça parte da União Europeia, a Chéquia não faz parte da Zona do Euro.
Viu como isso pode ser importante? Por isso, separamos outros itens úteis para quem vai viajar pela República Tcheca.
Qual a população?
Sobre a República Tcheca, a população do país é estimada em quase 10,7 milhões de habitantes, sendo mais de 10% na capital Praga.
Os tchecos são a grande maioria da população no país, que também tem uma parcela de moradores vindos da Ucrânia, Eslováquia e da região da Morávia.
Mudança do nome
Que a República Tcheca mudou de nome com a queda da União Soviética e a separação da Eslováquia (ambas formavam a Tchecoslováquia), todo mundo sabe.
O que pode ser novidade pra muita gente é que, desde maio de 2016, o governo local aprovou a utilização do nome Tchéquia (ou Chéquia), que já era utilizado internamente quando o povo se referia ao próprio país.
Quando viajar para a República Tcheca?
Escolher qual a melhor época para viajar pela República Tcheca vai depender do tipo de viagem que o turista deseja ter.
O clima continental do país faz com que as estações sejam bem definidas.
No inverno, o frio é mais rigoroso, as temperaturas costumam ficar abaixo de zero e a ocorrência de neve é grande. Porém, as paisagens ficam espetaculares, e com roupas apropriadas, é possível aproveitar bem a estação.
A partir do fim da primavera até o início do verão é o período mais quente. Porém, para nós as temperaturas serão amenas, com médias na casa dos 17º graus.
Essa época é interessante porque, além do sol, os dias são mais longos e dá para aproveitar ao máximo as atrações do país.
Como se locomover entre as cidades tchecas
Se você vai fazer um roteiro pela República Tcheca, provavelmente a porta de entrada será a capital Praga, servida pelo e Aeroporto Václav Havel, a 20 quilômetros do centro.
Para viajar entre as cidades do país, temos duas dicas: ônibus e trem.
A malha ferroviária tcheca é muito bem servida e conecta as cidades à capital. As viagens de ônibus são bastante econômicas e ótimas para quem escolhe fazer bate e volta por outros destinos.
0 comentários:
Postar um comentário