Família Cosmopolita
Sua família ama viajar? Vocês se consideram cidadãos do mundo? Então, o destino precisa ser uma cidade global, uma metrópole mundial. É necessário um lugar com grande concentração populacional, dinâmico, agitado, desenvolvido economicamente, com todo tipo de loja e serviço (administrativo, educacional, financeiro, científico e tecnológico), diversidade cultural (museus, galerias de arte, centros culturais), entre vários outros fatores.
Consegue imaginar duas cidades assim?
Nova York
Todas as características citadas acima servem para a Big Apple – esse é só um dos apelidos da cidade, que também é conhecida como A Capital do Mundo (The Capital of the World), até mesmo Gotham (a cidade do Batman) e Metropolis (a do Super-homem) – e vários, vários outros apelidos. A cidade mais populosa dos Estados Unidos, com 8.4 milhões de habitantes, chegando a mais de 20 milhões de moradores se a região metropolitana for incluída. Considerada uma Global Power City (em tradução literal seria Cidade de Poder Global), tem influência no comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo mundo.
Como é possível concluir apenas com o parágrafo acima, Nova York é um destino indispensável. Não é por acaso que mais de 50 milhões de turistas passam por lá anualmente, veja aqui os principais pontos da Grande Maçã.
Empire State BuildingO prédio mais famoso de Nova York é um arranha céu de 102 andares e 381 metros de altura (com a antena 443,2 metros), localizado na Quinta Avenida (outro ponto turístico obrigatório). A visão da cidade do 82º andar do prédio: Nova Jersey pode ser vista à direita, e o Brooklyn à esquerda.
Sua aparição mais famosa no entretenimento é, certamente, em King Kong. A cena do macaco gigante escalando o prédio é conhecida por todo o mundo.
Estátua e Ilha da LiberdadeVisitada por, em média, 14 mil turistas por dia, a estátua está localizada em no famoso bairro de Manhattan. Inaugurada em 1886, sua altura total (com a base incluída) é de 93 metros. Em 1984 foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, tamanha sua relevância.
A estátua é uma representação de Libertas, a deusa romana da liberdade. Ela segura uma tocha sobre a cabeça e uma tabula com a inscrição “4 de julho de 1776”, data da Declaração de Independência dos Estados Unidos no seu braço esquerdo. Uma corrente quebrada se encontra em seus pés.
Central ParkO 4º ponto turístico mais visitado do mundo, o mais importante parque urbano dos Estados Unidos, com 40 milhões de visitantes por ano, e um dos lugares mais filmados do planeta. Nele, é possível passear de carruagem, visitar o zoológico, conhecer o Castelo Belvedere ou, simplesmente, sentar em um banco e olhar a incrível paisagem.
Times SquareUma das áreas pedestres mais ocupadas do mundo (3º ponto turístico mais visitado do mundo, com 50 milhões de visitantes por ano), é também onde está o teatro da Broadway (outro ponto indispensável). Considerada um centro da indústria do entretenimento do mundo, lá acontece a virada de ano mais famosa do mundo – com a famosa Times Square Ball Drop.
São Paulo
A cidade mais influente do Hemisfério Sul. Basicamente, São Paulo é isso. Os mais de 12 milhões de habitantes fazem de São Paulo a mais populosa cidade do Brasil, do Hemisfério Sul e a 12ª mais do planeta. Se a região metropolitana for incluída, alcança-se incríveis mais de 21 milhões de moradores. Além de tudo isso, é também o maior PIB (Produto Interno Bruto) da parte Sul do planeta e o 10º da Terra.
A Terra da Garoa, como é conhecida, tem muitos pontos interessantes e que merecem uma visita. Veja alguns aqui:
Avenida PaulistaTalvez a avenida mais importante do Brasil. Com 2.8 quilômetros de extensão, ela abriga vários eventos importantes, como a Parada do Orgulho LGBT (a maior do mundo), a Corrida Internacional de São Silvestre, a virada do ano, e locais de interesse como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Rua AugustaO principal ponto de vida noturna da capital paulista. Bares, restaurantes, casas noturnas e lojas dominam o ambiente. São Paulo foi eleita pela CNN como a 4º melhor cidade do mundo para sair à noite, então, lembre-se: essa é uma experiência imperdível durante sua visita.
RestaurantesNa verdade “restaurantes” não é exatamente um ponto turístico, mas, quando se vai a São Paulo, é obrigatório um “tour gastronômico“. A gama de ótimos restaurantes é imensa e, por isso, a metrópole é uma Capital Mundial da Gastronomia.